A Secção para a Economia, Comércio e Investimento tem por fim apoiar as relações económicas entre Portugal e a República Popular da China, seja pela via das trocas comerciais ou pelo investimento.
Ficha de mercado
A China regista o segundo maior PIB mundial, em termos nominais, a seguir aos Estados Unidos da América e situa-se na primeira posição em número de habitantes, sendo o PIB per capita de 10 640 USD.
Está a verificar-se uma mudança, em termos estruturais, na economia chinesa, passando de uma economia baseada na vertente industrial e nas exportações para uma situação em que o consumo interno e os serviços passam a ser cada vez mais importantes.
Em 2021, a China verificou um crescimento de 8,1% do PIB, atendendo à recuperação económica que se seguiu ao impacto das medidas para impedir a rápida disseminação do surto do novo coronavírus no país, implementadas em 2020. A OCDE perspetiva que a economia possa registar um incremento de 5,1% em 2022 e 2023, considerando improvável a necessidade de existirem outras restrições, a nível nacional, para conter a pandemia, podendo ser suficientes as medidas tomadas localmente para controlo da situação.
Em termos de oportunidades de negócio, a China poderá ser um mercado interessante para áreas como o setor agroalimentar, novos materiais, inteligência artificial, soluções e equipamentos de tecnologia avançada, cuidados de saúde e life sciences, indústria de tecnologia verde e mobilidade elétrica, entre outras.
Mais informações sobre o mercado chinês
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E
Morada: 8 Dong Wu Jie, San Li Tun, Chaoyang District, Pequim, 100600.
Telefone: +86 10 65320401
Fax: +86 10 65326746
E-mail: aicep.beijing@portugalglobal.pt
Responsável: João Falardo