É com enorme honra e prazer que assumi em novembro do corrente ano o cargo de Embaixador de Portugal em Pequim.

Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas em 1979, mas os contactos entre Portugal e a China remontam ao seculo XVI com o envio de Tomé Pires pela coroa portuguesa para o estabelecimento de uma Embaixada. Desde então e em períodos distintos da sua história, foram múltiplos os momentos de intensas trocas comerciais, políticas e culturais que em muito enriqueceram os dois países. 

Importa registar que, desde sempre, as relações entre Portugal e a China se pautaram por serem pacíficas e mutuamente proveitosas, como se comprova pela transição de Macau para a soberania chinesa em 1999 como resultado da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau assinada em 1987.

A qualidade de Portugal enquanto membro responsável da Comunidade Internacional, com uma postura ponderada nas instâncias internacionais a que pertence e as relações privilegiadas que o nosso país mantém com países africanos – no quadro da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) mas não só – da América, Ásia e da Oceânia, a sua defesa - sem transigências - da paz, do diálogo, da estabilidade e do desenvolvimento sustentável nos fora  multilaterais e em todas as organizações internacionais de que é membro, tornam as relações diplomáticas com a República Popular da China especialmente importantes, particularmente, à luz da ascensão da China a um lugar de crescente relevância na cena internacional.

Importa neste contexto dar seguimento às linhas de amizade e partilha de interesses em prol da paz, da estabilidade e do desenvolvimento sustentável da Comunidade Internacional e dos dois países, sem esquecer que em muitos campos haverá ainda que pugnar por um melhor conhecimento sobre Portugal na República Popular da China.

Contamos para esse efeito com o inestimável apoio da rede diplomática portuguesa na China que, para além da Embaixada de Portugal em Pequim, inclui ainda os Consulados Gerais de Portugal em Macau, Xangai e Cantão.

 Estamos certos de que as representações da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Turismo de Portugal (TdP) em articulação com a Embaixada de Portugal e com os Postos da rede diplomática já referidos estão aptos a prover todos quantos o necessitem com informações relevantes sobre como visitar, viver e investir em Portugal.

 No domínio cultural a experiência do “Camões – Instituto da Cooperação e da Língua” e de outras relevantes instituições portuguesas, a par com o dinamismo das instituições de Ensino Superior nos dois países, é a garantia de que Portugal poderá ter uma ação cultural consequente na República Popular da China e, também por essa via, aqui contribuir para a valorização da Cultura portuguesa, lusófona e da língua portuguesa, a 5ª mais falada no mundo e a única que é utilizada como língua materna em todos os continentes.

Estaremos sempre também, naturalmente, atentos a todos os cidadãos nacionais residentes na República Popular da China ou que a este país se desloquem por razões profissionais ou de lazer. A todos deixamos a garantia de um atento acompanhamento e, àqueles que se deslocam a este país, apelamos a que façam o seu registo na aplicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e sigam os conselhos aos viajantes disponibilizados nos portais do MNE.

Neste Portal da Embaixada de Portugal poderá aceder a informação e contactos sobre o nosso país e sobre os serviços da Embaixada com a certeza de que estaremos sempre prontos a atender todos – portugueses e chineses - que em qualquer circunstância necessitem do nosso apoio.

 

Paulo Jorge Nascimento

Embaixador de Portugal em Pequim

Pequim, 23 de novembro de 2022.

  • Partilhe