Passaportes
Qual o processo para renovar o Passaporte?
De modo a poder proceder à renovação ou emissão do passaporte, irá necessitar de apresentar o seu Cartão do Cidadão com validade. Deverá efetuar marcação através do serviço de agendamento online, disponível aqui.
Após recolha dos dados biométricos, o passaporte estará pronto num prazo de 10 dias úteis (pedidos normais) ou 5 dias úteis (pedidos urgentes). A renovação do passaporte terá um custo de 75€ (pedidos normais) ou 120€ (pedidos urgentes).
No caso de menores de idade, o menor deverá estar acompanhado pelo seu representante legal (pai, mãe ou responsável legal), devendo apresentar o respetivo Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou passaporte válido.
É possível renovar o Passaporte com um Cartão de Cidadão expirado?
A apresentação do Cartão de Cidadão válido é obrigatória para requerer a renovação do Passaporte. Não serão aceites fotocópias nem fotografias.
Não sendo portador do Cartão de Cidadão válido deverá proceder ao agendamento online para solicitar o Cartão de Cidadão ou a sua renovação, disponível aqui.
Cartões de Cidadão
Qual é o processo para proceder à renovação do Cartão de Cidadão?
De modo a proceder à renovação do Cartão de Cidadão, deverá necessariamente comparecer na Embaixada duas vezes:
- A primeira vez para efetuar a recolha dos dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura);
- A segunda vez para validar e levantar o documento entretanto emitido, após receber comunicação da Embaixada informando que o Cartão de Cidadão e a carta PIN foram devidamente rececionados de Portugal e estão disponíveis para levantamento;
O prazo entre o comparecimento inicial na Embaixada e a posterior receção da carta PIN que permite validar e levantar o Cartão de Cidadão é de, aproximadamente, 21 a 30 dias. A renovação do Cartão de Cidadão tem um custo de 23€.
A deslocação inicial à Embaixada para efetuar a recolha dos dados biométricos, bem como a posterior deslocação para levantamento do cartão, deverão ser previamente marcadas no serviço de agendamento online, disponível aqui.
Reconhecimentos de assinatura
Qual é o processo para proceder a um reconhecimento de assinatura?
Assinaturas podem ser reconhecidas presencialmente na Embaixada (feitas na presença do funcionário consular), mediante a apresentação do Passaporte, Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão original e válido. Para o reconhecimento presencial de assinatura, o interessado pode comparecer na Embaixada, mediante agendamento prévio, com o(s) documento(s) devidamente impresso(s) e por assinar na Embaixada, perante o funcionário consular.
Para proceder a um reconhecimento de assinatura, deverá efetuar marcação através do serviço de agendamento online, disponível aqui.
Será preciso levar um tradutor?
No caso de o interessado não falar Português ou Inglês, deverá vir acompanhado de intérprete à Embaixada no dia da realização do reconhecimento de assinatura. Uma lista de tradutores qualificados poderá ser facultada mediante o envio de um email para sconsular.pequim@mne.pt
Procurações
Qual é o processo para proceder a uma procuração?
Caso pretenda celebrar uma procuração nesta Embaixada, deverá enviar por e-mail, com pelo menos 48 horas de antecedência, todos os documentos necessários devidamente digitalizados, incluindo a minuta da procuração em formato Word, bem como um contacto telefónico. O email para o envio dos documentos é o seguinte: sconsular.pequim@mne.pt
Importante lembrar que deverá também efetuar marcação através do serviço de agendamento online, disponível aqui.
Será preciso levar um tradutor?
No caso de um dos mandantes não falar Português ou Inglês, deverá vir acompanhado de intérprete à Embaixada no dia da realização da procuração. Uma lista de tradutores qualificados poderá ser facultada mediante o envio de um email para sconsular.pequim@mne.pt
Legalização de documentos
Tradução de documentos
A Embaixada de Portugal em Pequim realiza traduções de documentos?
A Embaixada de Portugal em Pequim poderá realizar a tradução de português para mandarim dos seguintes documentos:
- Registo Criminal;
- Certificados de Habilitações Literárias;
- Assentos de Casamento;
- Assentos de Nascimento;
A tradução de documentos terá um custo de 30€ por lauda e poderá ser feita mediante o envio antecipado dos documentos em causa para o email da Secção Consular: sconsular.pequim@mne.pt